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Pequenas empresas gaúchas promovem feira de moda íntima

Feira de Negócios da Moda Íntima, Praia e Fitness do Rio Grande Sul (Intimasul) é resultado da união das pequenas empresas em torno do APL de confecções de Guaporé; evento é voltado para lojistas
Guaporé - Desde que sentiu a necessidade da realização de uma feira profissional para o público lojista, há dois anos, um grupo de 32 micro e pequenas empresas do projeto Arranjo Produtivo Local (APL) de Moda Intima do Pólo de Confecções de Guaporé (RS) vem se preparando com pesquisa e qualificação para ampliar seus mercados. Com esse conceito, foi criada a Feira de Negócios da Moda Íntima, Praia e Fitness do Rio Grande Sul (Intimasul) com o objetivo de atingir o público lojista da Região Sul do País e fortalecer a cidade como um pólo nacional de lingerie. O evento começa nesta segunda-feira (25) e segue até a quarta-feira (27), sempre das 10 horas às 19 horas, no Clube União Guaporense, na avenida Sílvio Sanson, nº 1185.

O grupo de empresários e a feira são impulsionados pelo Sebrae no Rio Grande do Sul. O governo do Estado do Rio Grande do Sul, a Prefeitura Municipal de Guaporé e a Associação de Jóias e Lingeries de Guaporé (Ajoli) também apoiam o evento. “A idéia da feira vai muito além da comercialização de produtos e da apresentação das coleções e tendências para as próximas estações. Queremos fortalecer o grupo e principalmente firmar Guaporé como um pólo de lingerie”, salienta a gestora do APL de Moda Intima do Pólo de Confecções de Guaporé, Andréa Balbinot.

Segundo ela, no mercado nacional, Nova Friburgo (Rio de Janeiro) é o principal pólo concorrente das empresas de Guaporé. “Estamos nos espelhando em experiências que deram certo. O pólo de Nova Friburgo é o exemplo de que essa referência que estamos buscando é possível, pois o início da caminhada deles também foi de muita persistência”, afirma.

Das 32 empresas que integram o APL, 22 vão expor na Intimasul. “Como a feira é destinada a lojistas, não são todos os empreendimentos que irão apresentar seus produtos, pois alguns vendem apenas direto ao consumidor final”, afirma Andréa. O grupo que participará como expositor é composto pelas empresas Aqua Sul, Arte Expressa, Bittos, Marrom Glacê Moda Íntima, Duelle, Indecense Lingerie, Moça Urbana Moda Fitness, Ellan Moda Íntima, Essencial Moda Íntima, Jansmar Confecções, Le Pris Moda Íntima, Lora Arruda Moda Íntima, Luett, Novitá Moda Íntima, Ouse Moda Íntima, Passion Moda Íntima, Relíquias, Rosa Choque, Sais Blue, Sekssi Five, Tangas e Taças e Volúpia Moda Íntima.

Conforme a gestora do projeto, além da organização da feira, o grupo tem participado de várias ações de qualificação. Andréa destaca, entre elas, a preocupação com o meio-ambiente. A ação reúne 17 empresas. “É uma atividade que não está relacionada diretamente ao mercado, mas que é de fundamental importância para a sociedade. Os empresários estão participando de capacitações e consultorias para, até o final do ano, adquirir licenças ambientais junto à Prefeitura. Apesar de não produzirem resíduos prejudiciais à natureza, o grupo produz um volume muito grande de sobras de tecidos, linhas e elásticos. A idéia é que eles saibam como reaproveitar esse material”, ressalta.

De acordo com a proprietária da Ellan Moda Íntima, Elimara Coradi, presidente da comissão organizadora da feira, a motivação do grupo é um dos destaques da ação. “Registramos diversos lojistas credenciados, mas por ser a primeira edição, não há como estimar o número final de visitantes do evento. Nossa idéia inicialmente é divulgar a feira para, a partir do próximo ano, tornar o evento anual. Temos inclusive previsão de data para a realização da segunda Intimasul: agosto de 2009”, planeja.

Criado há cerca de cinco anos, o APL de Moda Intima do Pólo de Confecções de Guaporé beneficia micro e pequenas empresas do setor de Moda Intima do Pólo de Confecções da cidade. O objetivo é aumentar o volume de vendas no mercado nacional a partir do desenvolvimento de produtos com maior valor agregado. APLs são aglomerações de empresas localizadas em uma mesma região, que apresentam especialização produtiva e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre elas e com outros agentes locais, como governos, associações empresariais e instituições de crédito, ensino e pesquisa.

Tendências

A lingerie para o inverno 2009 terá a volta do macro estruturado, novo minimalismo, neo-punk, black dark, gótico, rock barroco, dark grunge, étnico, four urres, jacquards, folclórico, campestre, neo-retorno, influência japonesa, influência italiana, total black e referências dos anos 60. Também serão destaque as referências Jackie Kennedy, do esportivo ao chic, um pequeno ar dos anos 50, romantismo gótico, estilos requintados e influências leves do militar, o romantismo dos anos 30 hollywoodiano, grafismos estilizados, as estruturas dos anos 80, poucos detalhes dos anos 70.

Já as cores do inverno 2009 terão predominância do areia, pólen, ouro velho, cerâmica, amarelo queimado, laranja terra, verde musgo, roxo, azul soft, rosa antigo, lilás, preto, branco e os metalizados (dourado, prateado, cobreado, zincado, niquelado). As coleções virão com muito brilho de cristais, nas peças de corselet, e muitas rendas. O natural ganha espaço com um romantismo moderno. As coleções masculinas terão fibras de celulose de bambu, algodão orgânico, estampas com humor e também peças lisas com cores neutras, preservando o estilo samba canção ajustada.

Serviço:
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Sebrae Serra Gaúcha: (54) 3215.5069
www.intimasul.com.br


Fonte: Agência Sebrae de Notícias


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